3 motivos pelos quais sua estratégia de negócio está falindo.

Muitas vezes acreditamos que a etapa mais importante para execução estratégica consiste justamente no processo de planejar, ou de diagnosticar o ambiente organizacional. No entanto, estas etapas (que são importantíssimas) não garantem o êxito de uma estratégia de negócio.

Vou apresentar três motivos pelos quais as estratégias de negócios não funcionam em muitas organizações e como corrigir:


1. Pessoas: Por mais digital que seja a estratégia de um negócio devemos lembrar que as organizações são feitas por pessoas, e para pessoas, nesse sentido a equipe de trabalho é peça fundamental para o êxito estratégico. Capacitação, treinamento, preparação para a execução e motivação da equipe são elementos fundamentais para o engajamento estratégico necessário para a execução dos planos.


2. Processos: Muitas organizações simplesmente ignoram os processos e fluxos de trabalho, acreditam que “é melhor fazer de qualquer maneira do que não fazer” e isso demonstra um nível de imaturidade organizacional e desprezo dos processos de negócios. Para que, as pessoas possam alcançar o máximo de sua produtividade, elas devem ter um conhecimento sólido de suas tarefas e como devem realizar-las.


3. Cultura: Desprezamos a importância da cultura na maioria das vezes quando falamos em estratégia, considerar a cultura como um facilitador ou inibidor da efetividade estratégica é estar preocupado com a criação de um ambiente favorável, para o comprometimento e a orientação para os resultados da organização.


Se não consideramos estes três vetores: Pessoas, Processos e Cultura Organizacional, geramos o risco de não ter as estratégias executadas conforme o planejamento. Costumo recordar que “pessoas inteligentes trabalham em moldes inteligentes” para o nosso campo “pessoas efetivas trabalham em moldes efetivos”, ou seja, a organização deve se preocupar com os modelos e processos pelos quais as pessoas buscarão os resultados da definição estratégica.


O alinhamento entre estes três vetores pode gerar o resultado diferenciado que buscamos ao aplicarmos as definições estratégicas da organização. Treinamento, capacitação, redesenho de processos e criação de rotinas, rituais e uma comunicação efetiva na organização são ações que proporcionam este alinhamento.


O êxito de uma estratégia passa em primeiro lugar pela aceitação e validação interna da organização. Só depois de um time alinhando, bem preparado e engajado com os objetivos organizacionais é possível ganhar um campeonato.

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