Se você não aprender isso estará fora do mercado!

Muitas ferramentas visuais de gestão surgiram na última década e hoje temos um portfólio repleto para quase todas as áreas da organização (produção, projetos, novos negócios, marketing e estratégia). Mas, a dúvida que fica é: Estas ferramentas são realmente eficientes? Ou, simplesmente: Devo aprender a utilizar estas ferramentas?



Bom, para te responder vou primeiro contextualizar, apesar da utilização das ferramentas visuais como o Canvas ser recente, e ter sido impulsionada principalmente pela publicação do livro Business Model Genaration (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2011), que apresentou ao mundo uma forma mais fácil de modelagem de negócios, há muito já se discutia no campo dos estudos organizacionais sobre o mapeamento do pensamento e a modelagem mental.


Estas discussões foram categorizadas pelo MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL (2000), como fazendo parte da escola cognitiva da formulação estratégica. Nesta escola, ou campo de estudo, os autores se preocuparam em desenvolver diferentes estudos com questões relacionadas a: percepção e interpretação; atenção; memória; representação do conhecimento e aprendizagem; resolução de problemas e cognição social.


Sendo que, a ferramenta mais importante nestes estudos são as representações visuais ou mapas (HUFF, 1990). Neste sentido, os mapas são representações da realidade, ou “navegação através de um terreno confuso com algum tipo de modelo representativo” (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2000, p. 122), e possuem distintos propósitos tais como: avaliam a atenção; associação e importância de conceitos; mostram dimensões de categorias cognitivas; mostram influência, causalidade e dinâmica do sistema; apresentam a estrutura de raciocínio e decisão; e mapas que especificam esquemas, enquadramentos e códigos perceptuais (HUFF, 1990).


Desta forma, o que percebemos é que a preocupação não está necessariamente com a ferramenta e sim com o compartilhamento das ideias e o processo de aprendizagem da equipe. Imagine que você está se preparando para realizar uma trilha e decide convidar alguns amigos para esta aventura, antes da viagem você realiza uma reunião e apresenta para eles todas suas ideias, o caminho que vão percorrer, os locais de paradas, de apoio e de emergência tudo isso de forma oral. Qual a probabilidade de retenção das informações? Quantos membros de sua equipe estariam aptos para assumir o comando caso alguma coisa te impedisse de viajar?


Pensando ainda no nosso exemplo, nesta reunião você entrega um “manual de viajem” com unas 150 páginas totalmente detalhadas. Novamente temos a pergunta: Quantos farão a leitura deste material? Quantos membros de sua equipe estariam aptos para assumir o comando caso alguma coisa te impedisse de viajar?


Agora, no último cenário você entrega um mapa para cada um dos membros da sua equipe, todos têm em apenas uma folha o material com as informações da vigem e todos, podem acessar o material a qualquer momento da viagem (o que ocorre para quem já fez ou faz trilhas) eles possuem um Mapa!


Esta é a diferença! As ferramentas visuais não são somente para a geração de planos ou projetos, mas principalmente para a comunicação destes planos e o processo de orientação da equipe no que fazer e quando fazer. Tudo isso de forma visual e muito mais atrativa. Te convido a conhecer o nosso mapa estratégico no link abaixo, pode baixar de forma gratuita e comece a navegar no mundo da estratégia com uma equipe muito mais integrada!


Baixe aqui o Strategic Canvas


#estrategia #efetividade #modelosvisuais #empreendedorismo


33 visualizações

© 2018 POR R2CS. 

cursocanvas@gmail.com    - Brasil

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black

O trabalho Strategic Canvas de Ricardo Costa Caggy and Tânia Moura Benevides está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.strategiccanvas.com.br / scanvas.com.br
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em fb.com/strategiccanvas.